Grandes dúvidas que não têm explicação (2)

Porque o quadro negro é verde

A vida no colégio não é simples. Um ambiente de competições e humilhações, onde toda a maldade das crianças é exposta e estimulada continuamente. Professores carrascos, colegas chatos, amores não correspondidos, assassinatos, elefantes. Todos os colégios costumam a ter isso. Mas às vezes há exceções. No entanto, uma coisa todas as escolas tem em comum: os quadros-negros.

E aí entra um grande mistério da história da humanidade. Porque o quadro negro na verdade é verde?

Uma das explicações é de que está é apenas uma maneira de se mostrar o racismo. É um quadro, onde linhas brancas demonstram o conhecimento. Por vezes, riscos amarelos ou vermelhos. Jamais negros. Negro é apenas o lugar onde esse conhecimento é colocado. É uma maneira de se subjugar os negros.

Outra explicação é a de que o Palmeiras numa ação de marketing resolveu pintar todos os quadros negros de verde. Mesmo assim, o time só consegue ganhar títulos quando faz alguma parceria.

O fato é que vez por outra se encontram quadros negros azuis, ou até mesmo quase pretos. Mas eles não fazem sucesso diante dos clássicos quadros negros verdes. E nenhuma das explicações acima foi convincente. Por isso, procuramos o estudioso e garçom colombiano Alfredo Humoyhuesos, o homem que traduz em seu DNA o significado da palavra Enciclopédia e que não dorme nunca, porque sempre tem o que estudar.

Consegui achar uma brecha de seis minutos em sua agenda lotada. Ele logo iria viajar para as Bahamas onde estudaria a engenharia da construção de castelos de areia. Pedi para que ele me explicasse o porquê dos quadros negros serem verdes.

Então ele me disse que na verdade existiu uma época na qual os quadros negros foram realmente pretos. No entanto, com a crise de 1929, a exportação de Petróleo diminuiu drasticamente, fazendo com que a tinta preta ficasse em falta no mercado. Com isso, a produção de quadros negros caiu, e o índice analfabetismo aumentou drasticamente na década de 30.

Após a segunda-guerra mundial, várias convenções foram realizadas sobre vários assuntos. O congresso mundial de Educação foi realizado em 1947 em Copenhague. Alfredo diz que esteve presente, e sua maior recordação do evento eram os sensacionais chocolates dinamarqueses, além do debate sobre o que fazer para diminuir o analfabetismo mundial. Decidiu-se então fabricar quadros novos, que não fossem pretos, para se prevenir de uma possível nova crise do Petróleo.

Chegou-se então a cor verde. Porque o verde? Porque ele era feito do azul e do amarelo, duas cores básicas. O azul era feito a base de extrato de céu, enquanto que o amarelo a partir de urina. Duas coisas que nunca acabariam. As outras cores secundárias, Laranja e Roxo, foram descartadas, por razões óbvias.

E com o tempo, o verde passou a ser extraído das arvores. No entanto, com a onda ambiental, é provável que o antigo método de céu + urina volte a ser adotado.

Comentários

J. Tomaz disse…
esclarecedor!
Mr. Durden disse…
Onde está o 'gingado' dos professores, para utilizarem a sinonímia lousa?
Ambiente devastador, esse 'escolar'..
Thiago Borges disse…
um grande mistério finalmente esclarecido, agora quero saber porque quando esquecem de algo, as pessoas dizem "deu um branco" e não "deu um preto".
Gressana disse…
Bom, só podia mesmo ser no ambiente escolar pra ter mais segregação. E ainda dessa maneira.