Guia CH3: Como ser um publicitário de sucesso.

Por muitos anos, a profissão do publicitário foi glamourizada, graças a Washington Olivetto, Duda Mendonça, Roberto Justus, entre outros. Quando aplicada à prática, todos vêem que as coisas são diferentes, que a maioria dos clientes não sabe o que quer, acha que entende tudo do que você faz, pede tudo na última hora e no fim das contas você acaba fazendo tudo nas coxas. Isso sem falar nos corel-men das gráficas, moleques espinhentos que disputam nosso mercado e são responsáveis pela maioria dos abortos artísticos que vemos por aí.

Bom, para driblar tudo isso, publicamos aqui um guia para se tornar um publicitário de sucesso. Seguindo esse guia, você estará pronto para o mercado. Pode até colocar esse guia no curriculum.

1) Na hora que for inventar um nome pra um produto, olhe a seu redor. Pegue as primeiras letras ou sílabas de cada coisa que você ver e forme uma palavra com elas. Se precisar, modifique alguma coisa no resultado final.
2) Logomarcas simples estão fazendo mais sucesso nos dias de hoje. Pegue uma fonte fina, digite o nome da marca, coloque um símbolo simples (um círculo, um quadrado), jogue um efeito e pronto! Você tem uma logo convincente e vai receber uma boa grana por ela!
3) Nos seus vt's, coloque o máximo de referências a filmes que você conseguir.
4) Para roteiros de spots (rádio), pense num anúncio das Organizações Tabajara. Aplique o mesmo princípio ao produto de seu cliente.
5) No final das contas, uma gostosa sempre resolve qualquer problema. Procure sempre colocar gostosas nos roteiros para vt. O público masculino vai ficar atraído e o público feminino vai querer ser como ela. Funciona com qualquer tipo de produto.
6) Tenha um banco de imagens gigantesco. Quando você precisar criar algum anúncio, consulte-o. Invente alguma conexão entre uma das imagens e o produto anunciado. Ou seja, você vai fazer o processo inverso. Primeiro a imagem, depois a idéia. Tem funcionado com algumas agências por aí...
7) Está sem idéias? Dê uma olhadinha no que já foi feito. Não se trata de copiar, mas sim de buscar referências! Por isso que publicitário tem mania de ficar catando flyer por aí.
8) Compre os juízes das premiações em publicidade que sua agência participar. Depois, faça milhares de outdoors dizendo que sua agência ganhou X prêmios.
9) Pra ter mais lucro, corte alguns gastos na agência, tais como cafezinho, ar condicionado, salário dos estagiários, etc.
10) Invente tendências bizarras. Washington Olivetto colocou os suspensórios na moda de novo. Quando você já for reconhecido, seja excêntrico. Use mullet, vista-se de mendigo, cueca por cima das calças, orelhas de Mickey, qualquer coisa vale.

Enfim, apesar do publicitário não ser aquele popstar que certa vez se tinha idéia, seguindo esse guia, ao menos você vai ter sucesso.

Comentários

Guilherme disse…
é, o básico pro lucros e contratar vários estagiarios ganhando 1/5 do que um profissional ganharia.

e... nos quesitos de excentricidade... me lembrou alguém.
Unknown disse…
senti que jogue quatro anos da minha vida no lixo.
pelo menos formatura tem festa...
Thiago Borges disse…
genial cara, esse é o conhecimento que a faculdade não passa.
Anônimo disse…
Adorei a dica de como ser um publiciario de sucesso,mudei minha visão sobre a profissão, mas ñ desisti dela, com minha capacidade de inventar e inovar, vou ser mais uma concorrente desse mundo.....
ME AGUARDEM!!!!
haroldo reis disse…
É meu caros a vida de quem fez pp e quer entrar numa big agência de cara é complicado! más quem tém a gana pro negócio,tém que ir comendo pelas beiradas,o ,mercado de atuação é amplo e vc sendo publicitário está preparado para atuar em tudo que seja capitalista!
mete as caras mes amigos, que eu tô nessa!