Análises de um ano análises


Não, esse texto não será sobre idas ao psicanalista.

Era novembro do ano passado. Eu estava em uma aula de telejornalismo. A aula estava monótona. Ao meu lado, uma garota lia uma revista SINA. Lá estava uma matéria feita por uma colega nossa e pelo nosso antigo professor Elton Rivas. Não me lembro do que era a matéria. Eu não a li. Se eu não me engano, era algo relacionado aos 15 minutos de fama.

Na assinatura da matéria estava escrito que Elton era cover do Sidney Magal, e que também escrevia em um blog. Resolvi acessar o blog, afinal. Porque? Ué, qualquer um pode fazer isso. Lá vi que ele chorou assistindo o filme “O Campeão”. Mas, o post do dia 29 de outubro é que trouxe uma grande revelação.

Ele falava sobre o Google Analytics. Um contador de acessos que informava desde o local do acesso até as preferências sexuais do visitante do blog. Achei interessante ter um contador de acessos mais eficiente, principalmente depois da falência do nosso antigo contador. Ele zerava, aumentava e diminuía o número de acessos. E, nós estávamos começando a levar o blog mais a sério.

Demorei uns dois dias para me lembrar de ver o que era esse tal Google Analytics. E então, o coloquei no blog na noite do dia 4 de novembro de 2007. Assim sendo, o dia cinco de novembro, foi o primeiro dia em que pudemos ver o perfil de nossos visitantes.

Aliás, essa ferramenta do Google, sem dúvida, tem pacto com o demônio. Foi essa a primeira sensação ao ver que ele informava a quantidade de acessos, as exibições de página, o tempo médio dos visitantes no site. Além do sistema operacional, do navegador, da versão do flash, do tipo de conexão. E todas essas informações ainda na cidade das pessoas. Fora a maneira como as pessoas faziam pra chegar ao blog.

E aí estava o mais impressionante. Ele fornecia o que a pessoa procurou no Google pra cair no blog. Desde então duas coisas aconteceram na minha vida:
1) Nunca mais fiz uma busca em paz no Google.
2) Ri diversas vezes com as palavras buscadas.

Pois bem, no dia 5 de novembro do ano passado nós tivemos 24 acessos no blog. O que nos parecia sensacional. No dia 5 de novembro desse ano foram 93 visitas. Quadruplicamos as visitas, praticamente. Assim sendo, em 7 anos nós passaremos do 1 milhão de acessos diários. O nosso recorde de visitas foi no dia 20 de agosto desse ano quando 531 pessoas entraram no blog. Tudo isso por conta das buscas pela história do Brasil nas Olimpíadas.

Nesse período, 28685 pessoas entraram no blog. Uma média de 78 por dia. Foram 38534 exibições de página. E de cada cinco pessoas que entram no blog, quatro dizem “puta merda, não era isso que eu queria” e saem do blog.

Foram 992 visitas de fora do Brasil. Portugal, Estados Unidos, Japão, Alemanha e França são os países com mais visitas. Foram 60 países no total. Lisboa, Porto, Luanda, Sacavern e Castro Valley (?) são as cidades do exterior que mais entraram por aqui. E as cidades brasileiras com mais visitas são Cuiabá, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. João Pessoa é a cidade que mais tempo fica no blog.

Nossos visitantes preferem Internet Explorer 7.0,Windows XP, resolução 1024x768. Nós preferimos Visa e Mastercard. Não gostamos de Credicard.

A maior parte das pessoas que entram no blog, o fazem através do Google. Foram 22337 visitas assim. A palavra chave mais procurada? Brasil nas Olimpiadas, 4206 vezes. Fora todas as variações possíveis. Destacamos também as buscas por “doenças perigosas”, “empalação”, “teste da viadagem”, “como se tornar popular”. Além de festa do cabide, frases para MSN, looners.

Fora as buscas esquisitas. Só ontem tivemos buscas por “flexões penis toalha” “garotas de programa em barra do garças” “pornô de anão” e “tudo sobre a partisipação do brasil nas olimpiadas”. Sim partisipação.

O site que mais nos deu visitas foi o Orkut. 1587 pessoas entraram por aqui clicando em um link do Orkut. A maioria clicando no perfil. Algumas poucas pela comunidades, ouras por scrap. E uma pessoa de João Pessoa entrou no blog através de um depoimento. Foram várias visitas pelo e-mail também, e o blog que mais nos rendeu visitas foi o blog da Laíse.

A página mais visitada nesse tempo foi o Brasil nas Olimpíadas. Foram 14902 visitas. Mais do que a nossa página inicial. Depois dessa postagem, várias outras sobre as Olimpíadas. Com destaque para o vôlei e os esportes disputados na água. E, fora as Olimpíadas, as cinco postagem mais populares são: Teste psicotécnico, Como conquistar um homem, o incompreendido fetiche por balões, mensagens subliminares e como se tornar popular.

Enfim. O que acontece é que o Google sabe tudo o que você faz. E agora, esperamos para saber quantas visitas teremos em nosso segundo ano de análises.

E ah, antes que vocês perguntem: Nós podemos saber a resolução de tela, o sistema operacional, se você já entrou no blog. Mas não podemos saber o seu nome. Fiquem tranqüilos.

Comentários

Guilherme disse…
Aliás, um detalhe que eu esqueci de colocar. Nesse tempo todo, jamais, nenhuma pessoa do Acre chegou a entrar no blog. O que reforça a tese de que o Acre não existe.
Laïse disse…
estou chocada com a capacidade de redirecionamento do meu blog :O
quando vocês começarem a ganhar dinheiro com isso, quero uma participação nos lucros.
Thiago Borges disse…
isso ae laíse, também não sabia que uma folha tem tanto poder
Gressana disse…
Nossa, dá pra ganhar dinheiro com blog?
Sei de uma coisa. O google analytics foi e ainda é uma constante fonte de pesadelos para nós.
Anônimo disse…
isso é assombroso. no mínimo.