Cuiabá em Setembro

“São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no meu coração”.
“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil”

Poderia citar muitos outros exemplos, se eu me lembrasse deles, ou estivesse com paciência pra procurar no Google. Exemplos de como existem compositores dispostos a falar da beleza de suas cidades, da beleza de uma época.

Mas, eu aposto, que não existe um único compositor que tenha escrito uma música para falar sobre Cuiabá em Setembro. Sim, porque isso é impossível. Não há como alguém gostar de Cuiabá nessa época. Só se o sujeito for um masoquista.

Oras. Certo que Cuiabá é quente realmente. Que o que faz de Cuiabá, Cuiabá, é o calor. Até o Skank já versou sobre esse aspecto em sua obra¹, isso porque eles não devem ter vindo aqui mais de cinco vezes. Mas em Setembro esse calor passa dos níveis tolerados por um ser humano.

Eu sei que vai vir alguém aqui dizer “que absurdo, falar desse calor aconchegante! Esse é o calor humano do povo cuiabano! Se não gostou vaza daqui!”. Eu digo que calor aconchegante é o caralho.

Caso o leitor desse post seja de fora, vamos a alguns fatos sobre o calor cuiabano em setembro. Fatos inegáveis:
- Você não precisa se enxugar quando sai do banho. A água evapora no momento em que você sai do chuveiro.
- A geladeira não consegue esfriar a água, e os refrigerantes. Eles estão sempre quentes.
- É possível fritar ovos no asfalto.
- Uma piscina é capaz de evaporar em poucos minutos.
- Encostar-se a um objeto metálico exposto ao sol pode causar queimadura de terceiro grau.
- Deixar o carro estacionado ao sol é um risco. Quando você voltar ao carro é capaz de que ele tenha pegado fogo.

Fora o calor existe a questão do ar seco. E da poluição por conta da fumaça. Como se já não bastasse os 38º de madrugada. De dia, chega a 45º, brincando.

O fato é que, Cuiabá em Setembro é o Inferno. Ou pior, o inferno é mais fresco. Por isso, você nunca vai ver músicas dizendo.

“Cuiabá em Setembro, aquele calor gostoso, morena requebrando, moreno fogoso”.
“É o calor de setembro, fechando a primavera, é promessa de vida em meu coração”.

¹ ROSA, Samuel “Te ver e não te querer, é improvável é impossível. Te ver (sic) e ter de esquecer, é insustentável é dor incrível. É como não sentir calor em Cuiabá”.

Comentários

J. Tomaz disse…
Ontem me contaram uma história: todos as pessoas que foram muito más em outras vidas Deus mandou como forma de pagar os seus pecados indo morar em Cuiabá. Eu acho que fui Hitler... só pode... Cuiabá é a sucursal do inferno na terra.
Gressana disse…
Eu acho que o inferno que é sucursal de Cuiabá.
Até eu que gosto da cidade e de calor, não suporto o calor infernal dessa época. Todo ano acho que vou morrer.
Thiago Borges disse…
Com certeza o capeta em Cuiabá veste agasalho, e o pior é que eu nasci em setembro!! Quando eu era pequeno sempre chovia, agora fudeu tudo.