This summer...

Antes de ler o post, assista a este trailer de Hellboy II, que em breve estará nos cinemas:



Infelizmente este post não é um jabá para o filme, CH3 ainda não tem um contrato milionário com um grande estúdio de Hollywood, na verdade procuramos por patrocinadores desesperadamente. Só colocamos um trailer aqui porque o post de hoje vai falar sobre os locutores de trailers.

Como profissão, a locução de trailers deriva da narração de histórias, eventos importantes e peças de teatro, como acontecia em Roma e na Grécia. O ato de narrar em si é a segunda atividade mais antiga do mundo, só perdendo para a prostituição. Quando surgiu a primeira prostituta, a irmã dela foi correndo narrar o fato para os pais das duas.

A narração de desenvolveu com o tempo e se desmembrou em atividades mais específicas, assim surgiu a locução para Rádio e TV, a locução de eventos esportivos, sexuais e matrimoniais, aniversários, formaturas e até mesmo velórios e enterros. A locução saiu das feiras de hortifrutigranjeiros para ganhar os camelôs, as lojas de roupas e cosméticos no centro de Cuiabá, e finalmente atingiu seu ápice, chegando à indústria do cinema e ao Discovery Channel.

Os locutores de trailers, anônimos para o cidadão comum, são celebridades em seu meio profissional. Existe inclusive a revista Caras Loc, só disponível para locutores, sempre trazendo na capa as celebridades da locução de trailers.

CH3 conversou com Valair, o ex-locutor famoso por destruir a carreira do renomado apresentador Erik Hartman, (veja aqui) e descobriu que os locutores de trailer começam a ser treinados com 7 anos de idade, assim antes da puberdade as cordas vocais atingem o timbre a ser desenvolvido nas locuções. Veja um trecho da entrevista:

CH3: É verdade que você já foi considerado uma promessa entre os locutores de trailers de cinema?
Valair: Sim, eu era um ótimo locutor, considerado o Pelé da locução em Hollywood.

CH3: Mas os locutores não são treinados para ter todos a mesma voz?
Valair: Realmente, existe um cartel entre os locutores de cinema, por isso todos os trailers parecem ter a mesma voz, mas eu consegui desenvolver um semitom que me permitia passar mensagens subliminares nas locuções.

CH3: Daí então vinha o seu sucesso com as mulheres?
Valair: Exato, elas não resistiam quando eu dizia This summer e And now no ouvido delas.

CH3: E os boatos de que você teve as cordas vocais danificadas por um marido ciumento?
Valair: É, eu tinha um caso com a mulher de um médico, ela não resistia ao charme da minha voz.

CH3: Você pode nos dar mais detalhes desse caso?
Valair: Bem, geralmente a gente se encontrava durante a tarde, em motéis pouco movimentados. Eu gostava de besuntar ela com geléia de morango enquanto ia narrando tudo.

CH3: Na verdade queremos saber detalhes sobre o atentado.
Valair: Ahhh sim, bem, eu tive que fazer uma cirurgia das amígdalas, e o marido dela deu um jeito de se infiltrar na sala de cirurgia e danificar as minhas pregas.

CH3: Então ele mexeu nas suas pregas?
Valair: Mexeu, eu estava sedado, só percebi quando acordei.

Pode soar estranho, mas as cordas vocais também podem ser chamadas de pregas vocais, nesse caso não sabemos a que pregas Valarir se referia. A entrevista na íntegra você confere no CH3 News.

Comentários

J. Tomaz disse…
ahhhh nao!!!

eu quero ler a entrevista na integra!!!!!


posta ai vai....
Gressana disse…
Hahahahaha!! Grande Valair... Uma tragédia o que aconteceu com ele. E com Erik Hartman, claro.

Mas é, Hellboy é um filme que eu quero muito ver.
Guilherme disse…
hmm... eu sinceramente acreditava que só existia um único loucutor no mundo.