Mensagens Subliminares

Há uns 11 anos atrás, mais precisamente em 1997, eu cursava a fatídica 6ª série. Um dia, nesse ano, a escola trouxe um ex-paquito da Xuxa para dar uma palestra. Ele denunciou várias barbaridades que a Rainha dos Baixinhos tinha cometido, como bater em crianças e cuspir nas paquitas. E também falou que Xuxa tinha pacto com o capeta e que expressava isso nas suas músicas através de mensagens subliminares. Foi a primeira vez que eu ouvi o termo. Ele deu um exemplo daquela música "marquei um x, um x, um x no seu coração", que por mais inocente e ridícula que pareça, carrega um tremendo mal, visto que "xis" é a pronúnica invertida de "six", e o que ela queria dizer na verdade era "marquei um 666 no seu coração. seu coração agora pertence ao Senhor das Trevas". Isso causou medo e intriga em muita gente, mas eu me perguntava mesmo era porque diabos a escola tinha feito a gente ver aquela maldita palestra.

Definição: Na verdade não há consenso algum sobre a definição de mensagem subliminar. Alguns especialistas dizem que são estímulos imperceptíveis pelo consciente, captados pelo inconsciente, que permitem que o cérebro faça associações que induzem à uma determinada ação. Outros também especialistas dizem que qualquer mensagem que permita associações já é considerada subliminar, mesmo sendo percebida pelo consciente, ou seja, mensagens "nas entrelinhas" também são subliminares. Elas seriam usadas nas mídias geralmente para induzir à compra ou difundir uma idéia. Se funciona ou não, ninguém sabe ao certo dizer.

Alguns anos mais tarde eu já tinha ouvido vários comentários sobre o assunto. Você sabe, nas rodinhas de amigos sempre tem um que conta casos escabrosos. Numa dessas conversas um colega meu citou o site da ong Mensagem Subliminar. Curioso, perdi horas nele. Falavam sobre mensagens ocultas em propagandas de cigarro, músicas, filmes da Disney, videogames, gibis, rpgs, e claro, da Xuxa. Infelizmente hoje o site não é mais livre a todos como era antes, hoje precisa ser cadastrado pra ver as partes mais divertidas.

O caso da Disney é interessante. Falam que Walt Disney era um sujeito pervertido e satânico, e que colegas do estúdio já encontraram velas e pentagramas em seu quarto. Por isso seus filmes supostamente viriam cheios de mensagens ocultas. E no site eles citam principalmente A Pequena Sereia, Bambi e o Rei Leão. O caso da Pequena Sereia é que ele foi considerado pelo site um pornô infantil, principalmente pelos inúmeros pintos presentes na caixa da fita de vídeo. Veja:
Mas é engraçado eles citarem Bambi e dizerem que apesar da inocência, na verdade é um filme violento e com tendências homossexuais. Bem, queria o que de um filme cujo protagonista é um viado e tem um amigo gambá chamado Flor? Sobre ser violento ele fala que é porque a mãe do Bambi morre no final. Caramba. Alguém avisa esse cara que os seres vivos eventualmente morrem e isso é um ciclo natural na vida? Porque pra ele isso parece um absurdo. Sobre o Rei Leão, além da trama sobre traição e interesse, que ele acha que levaria as crianças a comportamentos violentos, há o caso das cenas em que a palavra "sex" está escondida. Como nessa em que o Simba deita num campo florido e o pólem forma a palavra:De novo. Alguém por favor fala pra esse tapado que as pessoas TRANSAM?? Tá escrito Sexo. E daí? O cara fala como se fosse a coisa mais cabulosa do mundo. Ele também cita alguns quadros dos gibis dos X-Men em que apareciam escondidas a palavra "SEXO". Bem, o dono do site deve ser a pessoa mais puritana do mundo.

Agora, quer ver caso escabroso mesmo é nas músicas. O site disponibiliza trechos de várias canções de vários artistas, entre eles os Beatles, o Nirvana, os Engenheiros do Havaí, a Legião Urbana, o Cazuza e principalmente bandas de metal. E claro, a Xuxa. Junto com os trechos vêm a mesma parte tocada de trás pra frente. Aí que estaria o pulo do gato, porque nesse processo foram supostamente descobertas mensagens assustadoras de origens satânicas. Isso é o que eu acho mais esquisito. Minha nossa, será que um artista teria tanto trabalho pra escrever uma letra que tocando de trás pra frente viria com mensagem subliminar? Com que objetivo? Até porque, ouvindo os trechos invertidos, você tinha que fazer um esforço colossal pra perceber alguma coisa mais ou menos quase parecida com o que eles diziam que estava sendo dito.

Mas o mais engraçado do site é que eles acham besteira em qualquer coisa. Até na logo do Windows 98 eles acharam um 666 (as colunas pontilhadas pretas têm 6 pontos cada).
E eles vêem pinto em qualquer coisa. Anúncios de cerveja têm pintos escondidos, propagandas de cigarro têm pintos, capa de cd tem pinto, embalagem de hambúrguer tem pinto, gibi tem pinto, tudo tem pinto!! Das duas uma: ou é incrível a quandidade de pintos que os designers colocam nos produtos, ou cada um vê aquilo que tem mais na cabeça. Eu aposto na segunda.


Enfim, podemos chegar às seguintes conclusões: Primeiro, que o dono desse site é um viadinho. Segundo, que se a Xuxa fez ou não pacto com o capeta, isso não importa, ela ainda assim fez um filme pornô em que quase dá pra um garotinho. Santa ela não é. Terceiro, se mensagem subliminar funciona mesmo a gente não sabe, mas é engraçado ver toda essa teoria da conspiração.


PS1: Escondemos três mensagens subliminares nesse post. Quem as encontrar deverá mandar um email para nós identificando-as, para ganhar de presente o livro "A Próprio Punho", a auto-biografia do Cão Leproso, publicado recentemente pela editora CH3.
PS2: Informamos que o Guilherme finalmente está voltando da sua missão de encontrar Jorginho de Ogum!! Ainda não sabemos se ele conseguiu trazer o pai de santo do blog, mas saberemos em breve, não perca o próximo post.

Comentários

Thiago Borges disse…
Eu sabia q a Xuxa era uma safada mesmo...e o Choppão está cheio de mensagens subliminares, é só dar uma olhada naquelas flores pintadas na parede
Guilherme disse…
caramba, vi uma pessoa dando um tiro na cabeça depois de ler isso.
Anônimo disse…
Não acredito muito nisso não,acho que algumas coisas as pessoas enventam de mais.Se for assim tudo ao nosso redor terá uma mensagem sublinar.Algumas coisas parecem sim, mais até que provem... ainda tenho minhas dúvidas.