Lutas Olímpicas

Antes de qualquer coisa, é melhor deixar claro que aqui não iremos falar da Luta Olímpica, mas sim de todas as lutas disputadas nos jogos olímpicos.

A luta pode ser, teoricamente, considerada a primeira modalidade esportiva praticada por qualquer homem em qualquer tempo. Sim, pensemos que logo que o ser humano apareceu na terra, ele já começou a brigar com os outros. Porque o ser humano é bem pouco racional em alguns momentos. Aliás, em alguns aspectos o ser humano é pior do que um pepino do mar. Porque o pepino do mar tem a desculpa de que ele não pensa, já o ser humano tem a capacidade de pensar, mas, muitas vezes ele não faz uso dessa capacidade.

Mas enfim. Entre as lutas disputadas nas Olimpíadas, nos temos o Boxe, o Judô, a luta Greco-romana e o Taekwondo.

O Boxe é o único esporte que pode ser retratado em filmes. Porque as pessoas acham o esporte meio poético. O que tem de poético em um monte de brutamontes se socando na cara? Nada. Mas normalmente o boxeador é um cara fudido, com uma história dramática e vê no boxe a redenção de todos os seus problemas. Como em Menina de Ouro, ou em Rocky.

Nas Olimpíadas o Boxe é um pouco diferente do que nos vemos nas lutas do Mike Tyson, por exemplo. Ao invés de dois caras se socando impunemente, o boxe Olímpico tem roupas de proteção. E são contados os golpes certos. Quem acertar mais socos no adversário ao final de quatro assaltos, ganha. E claro, o nocaute acaba com tudo.

O Judô é aquela coisa. O importante não é atacar e sim se defender. É uma luta lenta, arrastada, os judocas estudam cada movimento adversário. Porque? Porque existe o ippon, um golpe perfeito. Quando um ippon é aplicado a luta acaba, independentemente do tempo. É uma espécie de golden goal. Também existem outros golpes menos importantes, o wazari, o yuko e o koka. A luta dura cinco minutos, ou até que um ippon aconteça. Em caso de empate, mais cinco minutos, em que qualquer golpe acaba a luta. E se mesmo assim, tudo continuar empatado, os juízes decidem o vencedor levantando bandeiras.

A luta Greco-romana é uma luta esquisita. Espécie de Luta Livre. O pessoal se esmurra, se agarra, enfim. É quase um bacanal. Não tenho a menor idéia do que vale nesse negócio.

O Taekwondo é uma luta chata pra cacete também. Os adversários ficam ciscando, como se fossem galinhas, a espera da possibilidade de poder acertar um chute no adversário. E o chute tem que ser num determinado lugar. Às vezes os oponentes ficam trocando chutes e chutes, e nada daquilo valeu ponto. Vai entender.

Participam dos jogos, mas felizmente não como lutas, duas modalidades. O Tiro, e o tiro com arco. Felizmente porque se o tiro fosse disputado como luta... Ia ser meio trágico. São vários tipos de pistolas, alvos e enfim. Procure na Wikipédia.

E, infelizmente, não faz parte das Olimpíadas, a modalidade de luta mais admirada por todos. A Luta no Gel. Ou suas vertentes como, luta na lama, luta no chocolate, luta no leite condensado, luta na geléia, enfim. Essa modalidade consiste em duas mulheres usando trajes mínimos se digladiando de maneira amistosa, até que uma das duas seja completamente dominada, de preferência sem roupa nenhuma. Nosso grande amigo Bruno, organizada periodicamente lutas no gel. Entre as principais participantes estão a Kelly e a Tanajura.

CH3 não vai dar nenhum palpite para esses esportes, porque nós não temos capacidade para fazer isso. Ou melhor, porque pai Jorginho continua desaparecido. Se você tiver qualquer informação sobre ele, por favor, nos contate.

Comentários

Thiago Borges disse…
As olimpíadas nunca serão boas o suficiente até que se adote as lutas no gel.
Gressana disse…
Pai Jorginho ainda vai deixar todo mundo na mão. Menos o Cão Leproso, claro.

Mas bem, essas lutas são engraçadas sim, principalmete o taekwondo. Nunca entendi como as pessoas usam critérios assim pra crianção de um esporte.