Esportes Olímpicos: Quicantes

Esportes quicantes, são aqueles no qual a bola precisa quicar para o jogo existir.

Neste post iremos falar dos Esportes Quicantes. Basicamente dois, basquete e handebol. Porque nós vamos falar desses dois esportes ao mesmo tempo usando de uma comparação esdrúxula? Bem, basicamente porque esses dois esportes não têm relevância para ter um post cada um. Na verdade, o basquete até teria, porque eu gosto de basquete, mas o handebol não. Com todo o respeito a ele, mas não ia ter muito que falar. Então falemos logo dos dois. É aquela famosa história, de matar certo número de coelhos com apenas uma cajadada.

O Basquete é um esporte que surgiu nos EUA. Dizem que num dia de frio, um professor de educação física precisa divertir seus alunos dentro de uma sala. Então ele prendeu um cesto de colher pêssegos em cada canto da sala, e fez com que as crianças tivessem que acertar a bola dentro desse cesto. Com o tempo o esporte foi evoluindo, claro. No começo era muito chato ter que subir no banquinho pra tirar a bola de dentro do cesto.

Mas, por trás dessa história bonita há algo mais. O basquete surgiu com um único objetivo, que era o de ter um esporte para se praticar enquanto se escuta hip hop. Tudo bem, você pode argumentar que o hip hop surgiu muito tempo depois, mas, lembre-se de que existem muitos videntes nesse mundo.

Mas, podem perceber. Tentem jogar futebol escutando hip hop. Vôlei, tênis de mesa, bocha. Só o basquete se adapta ao hip hop. Provavelmente porque as batidas da bola se equivalem à batida da música. Bem, eu confesso que eu realmente nunca joguei nenhum esporte escutando hip hop. Mas, usem a imaginação. Além disso, o basquete contribuiu para o uso daquelas camisas e bermudas largas, além de vários acessórios de niggas.

Alias o basquete um dia já foi popular no Brasil. Lá pela década de 50 até a década de 80, era o segundo esporte na preferência do brasileiro. Porque ganhava. Foi duas vezes campeão mundial, e ganhou três medalhas de bronze masculino. Na década de 90, o basquete feminino foi campeão mundial, e ganhou uma prata e um bronze nas Olimpíadas. Para os Jogos desse ano, o Brasil ainda não garantiu presença. Vai participar de um pré-olímpico neste mês. O feminino deve se classificar, o masculino, dificilmente conseguirá.

No Brasil hoje, a única presença do basquete no Brasil é nas camisetas, bonés e tênis com nomes de times da NBA. Seattle Supersonics, Los Angeles Lakers, Orlando Magic, Sacramento Kings. Mas, a maioria nem deve saber o que são esses nomes. Devem achar que são iguais aquelas camisetas com números. Inclusive, a NBA, a liga profissional norte-americana, existe com um único objetivo. Que é ter algo para passar entre os comerciais. Porque nos EUA mais importante do que o programa é o comercial que vai passar.

Nas Olimpíadas, sempre existiu um duelo histórico entre EUA e URSS. A final das Olimpíadas de Munique em 1972 foi o mais perto que os dois países chegaram de consumar a guerra fria. Com o fim do bloco comunista, os americanos passaram a reinar absolutos. Em 1992, em Barcelona, o lendário Dream Team, com Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird, atropelou completamente os seus adversários. Mas, nas últimas Olimpíadas a Argentina surpreendeu e ganhou dos americanos. Os times mais fortes do momento são além dos americanos e argentinos, a Grécia e a Espanha. No feminino, EUA, Rússia e Austrália.

Agora o handebol. O handebol existe com a missão de dar outra opção de prática na educação física, além do futebol para os meninos e do vôlei para as meninas. É um esporte assustador, principalmente para os goleiros, que a cada minuto vêem um cara pulando na direção deles. Se o goleiro do futebol que toma um, dois gols por jogo, tem vida difícil, imagine então o do handebol, que toma vinte, trinta gols numa partida?

No Brasil o Handebol nunca teve muita importância, porque nunca ganhava. De uns 10 anos pra cá, começou a se investir, trouxeram técnicos estrangeiros, e o time feminino começou a dominar absolutamente as Américas, e ir a posições melhores nos torneios internacionais. O masculino um pouco abaixo. Os dois estarão lá em Pequim, se nada de errado acontecer. Croácia no Masculino, e Dinamarca no feminino são as equipes favoritas, eu acho.

Comentários

Gressana disse…
Até tinha esquecido que handebol existia. Mas rapaz, tem cidades que dependem desse jogo pra existir.
Mas no fim das contas, é só um esporte de segunda opção pra educação física mesmo.
lilyan costa disse…
rapaz eu acho que se as pessoas valorizassem mais o handebol talvez nos teriamos resultados bons ..mas o brasil so liga pra futebol e esqueçe dos outros esporte so pqê nao ganha nada aii q eles estao enganados aah grandes jogadores de handebol espalhados por aii .basta fazer tipo um peneirao .bem que o brasil poderia ser campeao em outras modalidades no estado do ACRE exizte exelentes jogadores de handebol e em muitos estados por aii ...