Comunidades de orkut

Aqui no CH3, já comentamos brevemente sobre a dimensão que o orkut ocupa no cotidiano. Todo mundo já sabe, o orkut é um universo paralelo. No orkut são discutidas questões importantes para a humanidade, e grandes eventos são marcados. Enfim, é um fluxo de informação imenso.

Vamos falar um pouco sobre o ponto de encontro desse mundo. As comunidades. Você sabe quantas comunidades existem no orkut? Claro que não temos nesse momento um número preciso, mas calcula-se algo em torno de 55.000.000. Ou seja, 55 milhões. Isso hoje. O número cresce espantosamente todo dia.
As comunidades surgiram com o propósito de ser um ponto de encontro de pessoas com interesses comuns. Eram comuns comunidades de alguma universidade, cidade, time, escritor, banda, etc. A primeira comunidade a ser criada é da Universidade de Stanford, criada pelo próprio Orkut Buyukkokten, carinhosamente apelidado de Orkut Buiu. Com o passar do tempo, qualquer coisa pôde virar comunidade. Já tem comunidade pra tudo. Inclusive comunidades pra dizer que tem comunidade pra tudo, veja.
Existem tantas, e com os mais diversos propósitos, que elas se tornaram dispensáveis. Inúmeras pessoas entram nelas só por entrar, nunca irão participar. Assim, a grande maioria das comunidades do orkut são totalmente inúteis. Por exemplo, criaram comunidade para discutir quem havia matado Lineu na novela Celebridade de 2004. Beleza, mistério resolvido, a novela acabou, e aí? Mesmo sem propósito, a comunidade ainda tá lá. Também há os casos de comunidades repetidas. Procura, sei lá, por comunidade da banda Green Day e veja quantas existem. Coisa mais inútil isso. Pra que vai criar outra comunidade com o mesmo propósito de uma que já existe? Até aquela comunidade que eu citei anteriormente, a Tudo vira comunidade, tem um monte igual. Bando de povo sem ter o que fazer.
Como era de se esperar também, bizarrices existem de sobra. Procure que você vai achar comunidades de looners, coprófagos, zoófilos, etc. E pior ainda, essas comunidades de gore, splatter, tortura e afins. Um ponto de encontro de sociopatas. Outras que são igualmente revoltantes são aquelas comunidades que têm só uma frase na descrição, tipo essa e essa. Normalmente freqüentadas por indies. Uma desgraça.
Há as comunidades mais clássicas do orkut. A "Eu odeio acordar cedo", criada em 23/05/2004 é a mais numerosa. São 4.451.100 membros e cresce a cada minuto. Nem por isso, claro, essa deixa de ser uma comunidade inútil. Pô, quem quer saber se você odeia ou não acordar cedo? Coisa mais sem propósito, contar pro mundo que odeia acordar cedo. Fala sério. Clássicas também, a "Muito + as morenas" e a "Ou me pega de jeito ou ñ pega". Sobrevivem de joguinhos.

Enfim, pensando bem, chega até a ser revoltante. Se fosse peneirar todas as comunidades do orkut, das 55 milhões, era capaz de sobrar no máximo umas 10 mil que prestam pra alguma coisa. Isso sendo otimista. E porque? Porque qualquer um pode criar uma comunidade. QUALQUER UM. A única condição para criar uma comunidade é você ser uma pessoa de verdade. Experimente criar pra você ver.
Ps: Aproveite e entre para a comunidade do CH3 para debater o assunto.

Comentários

Guilherme disse…
é... quase 4 anos da criação da comunidade do 'eu odeio acordar cedo'

Mas é... os tópicos são coisas que não deveriam existir no orkut. Até porque, quem tá no orkut mal sabe discutir.
Lali disse…
HAHAHAHAHAHA! As melhores são "OFICIAL". Acho que vocês deviam colocar na comunidade do CH3: OFICIAL. XD

Eu participo de comunidades indie, que vergonha. E ainda sou dona de mais uma porção, tsc. Hahaha. Mas adoro. Se minha monografia não fosse sobre animês, esse era o segundo assunto da lista 8D~
Comunidades inúteis também são legais. Aliás, eu criei uma, é assim: Run forrest, run!!!!! ahhaahah E só tem 8 pessoas. Nem o Guilherme quis entrar. Mas pelo menos o pai jorginho e o guilerme estão lá pra me dar uma força nesse mundo competitivo e selvagem das comunidades.
Thiago Borges disse…
shuahsuahs, pô, Run Forrest, Run é um clássico, mas nenhuma tem a importancia da comunidade CH3 mesmo.